Automodelismo

Esses carros radio controlados ou auto modelos RC como são chamados, estão cada vez mais conhecidos no esporte e no lazer dos brasileiros.
São réplicas idênticas aos automóveis, em escalas menores, controlados por ondas de rádio. Não há trilhos como nos autoramas, você dirige no espaço que tiver, fazendo manobras e acelerando. Para quem gosta de velocidade é pura adrenalina, chegam a atingir marcas impressionantes sem por em risco a integridade física do piloto.

É uma atividade que à cada dia ocupa um maior espaço, tem sempre gente nova começando, existe uma troca de conhecimentos e experiências, aqui independente da idade, pai e filho se divertem juntos, intensificando a amizade que existe, até as mulheres já estão fazendo parte do quadro de pilotos e mecânicos.

Traxxas Slash 4×4 com bolha Baja Bug da Proline

Independente da marca ou modelo que você escolher, você não estará adquirindo um brinquedo. O automodelismo é um hobby e você sempre terá coisas novas para fazer e novos conhecimentos para adquirir. Isto quer dizer que sempre será necessário fazer a manutenção no seu automodelo. Ela poderá ser bem simples e de acordo com as instruções e especificações do manual que acompanha seu modelo ou, então, poderá ser bem mais complexa com os conhecimentos que você poderá obter em nosso site, na internet ou com as novas amizades que certamente fará nas pistas e encontros de modelistas.

Como funciona?

O funcionamento é bastante simples, a transmissão é feita pelos comandos do rádio-transmissor que está com o piloto, no carro existe um receptor que capta esses sinais e os direcionam tanto para o acionamento de aceleração e freio, como para o acionamento do volante.
Os automodelos na maioia das vezes são adquiridos prontos, já montados, mas se optar pelos modelos de competição os chamados top de linha, além da montagem será preciso adquirir motor e rádio separadamente de acordo com a sua necessidade.

Carros on-road ou off-road?

A primeira coisa que tem que ser resolvida é qual o tipo de carro mais é adequado para você. Os carros off-road andam em uma maior quantidade de terreno: podem ser usados na grama, areia ou terra, oferecendo uma grande facilidade de utilização. Os carros on-road são feitos para andar no asfalto: são mais baixo, mais aerodinâmicos, usam pneus slicks (lisos) e são capazes de atingir velocidades um pouco maiores que os off-roads.

Traxxas Slash 4×4

A suspensão dos off-roads é, geralmente, mais reforçada para suportar saltos e terrenos acidentados e, em compensação, possui menor quantidade de ajustes. Os carros on-road trazem, dependendo do modelo, maiores possibilidade de ajuste de suspensão e câmbio, oferecendo a oportunidade de testar o impacto de diversos ajustes na performance final do carro.

Kits para montar ou RTR (pronto para correr)?

Esta é era uma opção importante até alguns anos atrás. Hoje em dia ela deixou de ser significativa em razão da política de venda dos fabricantes que tem privilegiado os modelos já montados e com a parte eletrônica (rádios e servos) já instalados. São os modelos chamados RTR (“ready to run” ou prontos para correr) que são imbatíveis, tanto nos preços mais acessíveis, como no quesito facilidade: normalmente basta retirá-lo das caixas, colocar pilha no sistema de rádio e combustível no carro para partir para a diversão. Nós recomendamos sempre começar no hobby com um RTR, pois os RTRs aliam uma ótima relação custo/benefício com modelos projetados para hobbystas sem muita experiência, o que facilita em muito a vida de quem está começando.

Axial Honcho RTR – Uma ótima opção para iniciantes

Os kits para montar exigem mais tempo e dedicação do piloto. Porém, isto não é necessariamente uma desvantagem: o processo de montagem do carro gera um conhecimento precioso para a manutenção do carro. Porém, hoje em dia, só são encontrados para montagem, modelos profissionais de competições que tem custo elevado e que demandam uma experiência prévia do usuário para a montagem ou utilização. Assim se você optar por um modelo para montar, ao menos, você terá que ter uma boa dose de paciência e perseverança e, obrigatoriamente, alguma experiência.

Carros à combustão ou elétricos?

O barulho da aceleração e a mecânica similar a dos carros são os grandes atrativos dos automodelos à combustão. A velocidade média dos automodelos à combustão também é, geralmente, superior a velocidade dos modelos elétricos, sobretudo, no que se refere ao modelos RTR. Porém estes automodelos são inadequados para uso em espaço fechados ou onde não é admitido muito barulho. Sua utilização também envolve o manuseio de combustível inflamável.

Por outro, os carros elétricos não fazem barulho, utilizam normalmente fontes de 12 volts para recarregar (baixo risco de choque elétrico), são fáceis de manter e utilizar e podem ser utilizados em espaços fechados.

4×4 ou 4×2? 1:10, 1:8 ou 1:18 (1 para 18)? Afinal de contas o que é isso?

4X4 são os carros com tração nas quatro rodas e, portanto, 4×2 são aqueles carros com tração em apenas duas rodas (normalmente nas rodas traseiras). Os carros 4×4 são os mais fáceis de dirigir, são mais “grudados” e tendem a “escapar” menos nas curvas e/ou terrenos acidentados. São a primeira opção para iniciantes. Os carros 4×2 são mais ariscos, tendem a sair mais nas curvas e são um pouco mais difícil de dirigir, porém a emoção é maior.

Ford F-100 escala 1:10 montado em chassi Axial SCX10

Um para dez (1:10) é a escala do automodelo Quando maior o segundo número, menor o automodelo. Assim um automodelo 1:10 é maior que um 1:18 (1 para 18). Funciona assim: na escala 1 para 10, cada dez centímetros da carro original é representado por um centímetro do automodelo em escala.

Qual é o melhor carro para eu comprar?

A primeira dica: se você planeja andar junto com um grupo de amigos ou conhecidos, compre um carro igual ou da mesma categoria dos carros que estas pessoas utilizam. Vai ser mais divertido e imprevisível tirar “rachas” com carros iguais ou compatíveis entre si. Um carro muito lento ou muito mais rápido que os outros, irá sempre ficar para trás ou ganhar. Se você não tem experiência nenhuma, também é importante você adquirir um carro que seja conhecido pois, se o bicho apertar, você poderá conseguir uma ajuda de um piloto mais experiente.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS