Ônibus Flecha Azul Cometa 1/14 RC

Ônibus Flecha Azul Cometa RC escala 1:14
Ônibus Flecha Azul Cometa RC escala 1:14

Modelo artesanal RC do lendário ônibus Flecha Azul da Viação Cometa.

Comprimento: 950mm
Largura: 195mm
Altura: 240mm

Chassis Custom ECampi
Mecânica e Eletrônica Tamiya
Carroceria Francisco Miniaturas

Ônibus Flecha Azul Cometa RC escala 1:14
Ônibus Flecha Azul Cometa RC escala 1:14

A Viação Cometa S.A. é uma das empresas de ônibus rodoviários mais tradicionais do Brasil. Por décadas, operou linhas na região sudeste do Brasil, baseada num modelo norte-americano, inspirando-se na empresa Greyhound Lines. Os ônibus eram construídos em carrocerias de duralumínio, o uniforme era similar ao da Aeronautica (com pouca diferença nas cores) e operava sistemas de radio-comunicação entre suas bases e pontos de apoio numa época em que as comunicações eram complicadas e ainda engatinhavam no Brasil. É uma das pioneiras nas interligações na região sudeste, e uma das mais antigas na ligação do sudeste (mais especificamente São Paulo) com o primeiro estado do sul do país (Paraná).

Ônibus Flecha Azul Cometa RC escala 1:14
Ônibus Flecha Azul Cometa RC escala 1:14

Fabricando os próprios ônibus
Apesar de serem veículos mais caros, a Viação Cometa via vantagens na frota de veículos de alumínio. Além de a manutenção ser mais fácil, o veículo era mais leve e acabava gerando uma economia no consumo de combustível e no trem de força, já que o menor peso provocava menos desgaste dos componentes. Inicialmente os veiculos eram em sua maioria comprados da General Motors norte-americana, mas na década de 1960, com o fim das importações, imposto pelo governo federal na intenção de incentivar a expansão da indústria nacional, acabou-se buscando novas soluções para a renovação da frota.

Em 1998, aproximava-se o lançamento dos chassis de ônibus série 4 da Scania. Paralelamente à produção dos Flecha Azul com o estoque de chassis K-113 CLB existentes, na época numerados com série 73xx, a Cometa produziu um modelo Flecha Azul VIII, que ganhou o prefixo 7500. O chassi deste ônibus era um K-124 IB 4×2, com motor de 360 cv, e seria utilizado para testes do novo produto que a Scania estaria em breve lançando, bem como a CMA adequar o Flecha Azul ao novo modelo de chassis. Neste novo modelo foram incorporadas mudanças como novo painel, seguindo os padrões da Scania, nova disposição das grades de ventilação na lateral esquerda, em função do radiador deslocado da traseira para a lateral, e a tampa traseira fechada, sem grades ou entradas de ar.

Vídeos:

Ajuste da Suspensão:

Suspensão em Slow Motion:

Fotos:

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS